10 de mar. de 2011

Nova Norma ABNT sobre ficha e rotulagem de resíduos

As empresas deverão elaborar rótulos e fichas com dados de segurança dos seus resíduos, conforme já fazem com seus produtos químicos através das FISPQs (Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos).

Entrou em vigor em fev/2011 a nova Norma ABNT NBR 16725:2011 Resíduo Químico - Informações sobre Segurança, Saúde e Meio Ambiente - Ficha com dados de segurança de resíduos químicos (FDSR) e rotulagem.

A principal finalidade do rótulo e da ficha FDSR é melhorar as condições de armazenamento, transporte e destino dos resíduos, obedecendo as melhores práticas de segurança e proteção ao meio ambiente e à saúde das pessoas, auxiliando os trabalhadores e profissionais em possíveis procedimentos de emergência.

fonte: Siquirj Informa n° 115

2 comentários:

portal Energiamais disse...

Essa foi uma idéia muito boa que surgiu, embora tardiamente. Fica, porém, a dúvida se a lei vai pegar ou se vai cair no esquecimnto como tantas outras. Nós, moradores do estado do Rio de janeiro, ainda estamos "traumatizados" com a famosa Lei das sacolas plásticas, que caiu no esquecimento.

Luiz Carlos De Martini disse...

Acredito que pelo menos as empresas que já elaboram Fispqs e as que recebem auditorias compulsórias e de SGA, e não são poucas, irão elaborar as suas FDSR.