16 de jul. de 2009

Gestão de Resíduo Eletrônico

Pessoal,

Um computador obsoleto ao ser descartado é um lixo eletrônico que contém cerca de:
Plástico: 40 %
Metais: 37 %
Dispositivos eletrônicos: 5 %
Borracha: 1 %
Outros: 17 %
(fonte: Geodis Logistics)

Entre as substâncias tóxicas contidas neste lixo eletrônico estão: mercúrio, chumbo, cádmio, berílio, arsênico e retardantes de chama, que podem provocar diversos danos à saúde.

Enquanto na Europa e EUA já há legislação específica para a destinação correta do lixo eletrônico, ainda não há obrigatoriedade no Brasil, apesar do crescimento gigantesco da vendas de computadores.

Mas algumas iniciativas já podem ser feitas, como a doação para programas de inclusão digital. Por exemplo, o CDI recebe computadores doados. O processador tem que ser Pentium II ou superior, HD com mais de 2 GB e memória RAM com mais de 64 MB. Também recebe caixas de som, hubs, impressoras, kits multimídias, modens, mouses, nobreak, scanners e teclados, desde que estejam em bom estado. O site é http://www.cdi.org.br

Seguindo a hierarquia de gestão de resíduos, o passo seguinte é a reciclagem do lixo eletrônico, pois 94 % do computador pode ser reciclado. Antes de jogar fora um monitor queimado consulte o fabricante se há local para a coleta de peças.

De Martini

2 comentários:

Lucia disse...

A inclusão digital faz bem para o meio ambiente, para os que não teriam condição de ter acesso ao PC e para o doador por ter feito esta boa ação !
Lucia

residuos disse...

plan nacional de resíduos sólidos Brasil: www.redsolenergy.com / pnrs.pdf
Plantas Tratamento BASURA_CERO "
Uma alternativa para os problemas ambientais dos resíduos sólidos urbanos é a construção de estações de tratamento, os resíduos sólidos para produzir electricidade.
Em http://www.redsolenergy.com nós concepção e construção dos resíduos sólidos, eliminando assim o principal problema dos resíduos e na produção simultânea de eletricidade limpa e renovável. Nossas instalações e projetos para evitar que o ambiente emitem grandes quantidades de CO2, evitar problemas de resíduos, para eliminar focos da doença, a produção de electricidade limpa, renovável e criar empregos sustentáveis.
Nós trabalhamos na construção de fábricas na Europa e América.