22 de abr. de 2009

Mais sobre Pagamento por Serviços Ambientais

Pessoal,

Recebi algumas dúvidas sobre o pagamento por serviços ambientais, comentado aqui no blog em 09/04. Estes pagamentos são feitos para remunerar os agricultores ou proprietários de terras pela conservação da vegetação ou mananciais de água dentro de suas propriedades.

Estes serviços abrangem assuntos como a liberação de oxigênio, proteção à biodiversidade, fornecimento de água e belezas naturais, esta última quando ligada ao turismo da região.

O difícil é atribuir o valor econômico a ser pago. Os critérios deste cálculo de economia ambiental estão agora sendo definidos visando regulamentar nacionalmente o pagamento por serviços ambientais, mas de uma forma simplificada para entendermos, a conta é feita com base nos custos de remediação (do solo) ou tratamento (da água captada) caso nada fosse feito.

De Martini

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi professor! Bacana o seu blog! Tenho recebido suas mensagens, sempre muito pertinentes e atuais. Como suas aulas que costumo citar como aulas muito criativas.
Obrigada por continuar me enviando notícias ambientais.
Louise

Luiz Carlos De Martini disse...

Louise,

Grato por seus comentários gentis.
De Martini

Luciana disse...

Ainda não tive o prazer de conhecer todo o Blog, mas gostaria de tecer um elogio sobre os DDS online... Gostei bastante dos vídeos que assisti : 1- Gripe suína-Controle nos portos- Atendimento a RDC 56;
2 - Importancia da água;

Parabéns, Luciana Cunha