1 de dez. de 2010

Carta ao Planeta Terra

Pessoal,

O Hayrton Prado, diretor de redação da Revista Banas Qualidade, me pediu um texto para a edição de novembro/2010 sobre as tendências do meio ambiente na próxima década.Para quem não leu o texto, coloco aqui no blog.

Falando nisto, começou nesta segunda-feira, em Cancun, a Conferência do Clima, sem grandes expectativas após a frustração do ano passado quando as nações não definiram ações concretas e significativas.

De Martini

Carta ao Planeta Terra para ser lida em 2020

Querida Terra,

“Venho te felicitar por sua atitude

Espero te encontrar com mais saúde”

Trecho de “Ébano”, de Luiz Melodia, composição do século XX

Em 2020, apesar do aumento do seu povo em 1 bilhão de pessoas nos últimos dez anos, torço para que a sua atitude nos anos 2010, através de mudanças climáticas drásticas, tenha obtido sucesso em reverter o posicionamento dos governantes das nações e das corporações empresariais.

Pois, é fundamental que TODOS tenham deixado de enxergar o assunto “meio ambiente” apenas como oportunidades de negócios, muitas vezes com desempenhos duvidosos, e tenham começado a considerar a busca pela sustentabilidade socioambiental nos seus processos decisórios. Aí, sim, certamente a sua saúde terá melhorado.

Também espero que estas corporações tenham iniciado a prestar informações transparentes e claras para a sociedade sobre o bom uso dos recursos delas na área socioambiental.

Desejo que, nestes dez anos, os serviços de auditoria para a certificação ambiental e de outros sistemas de gestão, tenham deixado de lado a estratégia suicida, pressionada pelo faturamento imediato, e conseguido encontrar o equilíbrio para que a concorrência de mercado seja feita sem concessões à qualidade da auditoria. Assim, se manterá a credibilidade da certificação e a utilidade da auditoria para os negócios da empresa auditada.

Tudo dando certo nesta década de 2010-2020, a Governança Sustentável será a abordagem vitoriosa que possibilitará a geração de valor para a empresa através da sustentabilidade socioambiental do negócio ao adotar práticas que otimizem o desempenho de seus processos e produtos.

Assim, a sua febre climática planetária terá valido a pena.

É só e basta.

Do seu filho,

Luiz Carlos De Martini Junior

Nenhum comentário: