24 de nov. de 2009

O Rio de... Charles Darwin

Hoje se comemoram os 150 anos de publicação da Teoria da Evolução no livro "A Origem das Espécies" de Charles Darwin.

Em 1832, Charles Darwin chegou ao Rio de Janeiro a bordo da embarcação Beagle. Foi nesta viagem que ele encontrou as evidências para sua teoria da evolução das espécies.

No site www.demartiniambiental.com.br/darwin-no-rio.html há um mapa com o roteiro de Charles Darwin na cidade do Rio de Janeiro, quando morou em Botafogo, próximo ao Largo dos Leões.

Ao navegar pelo mapa estão os comentários de Darwin sobre vários locais da cidade registrados em seu diário, como uma festa de São João em Botafogo, visitas ao Jardim Botânico e grandes plantações de abacaxi próximas ao Pão de Açucar.

16 de nov. de 2009

Novo Sistema Licenciamento Ambiental RJ

Como o Informativo da De Martini Ambiental adiantou com exclusividade na segunda-feira passada, foi assinado, em 12/11, o Decreto que define o novo Sistema de Licenciamento Ambiental (SLAM) do Estado do Rio de Janeiro.

O SLAM criou classes das atividades de acordo com o porte e o potencial poluidor.

As empresas na classe 1, com potenciais poluidores insignificantes, preencherão apenas um cadastro para receber uma certidão de inexigibilidade de licenciamento.

As empresas classe 2, com potencial poluidor baixo ou médio, terão licenciamento simplificado, com uma única autorização para as etapas de licença prévia, instalação e operação.

O novo decreto prevê incentivo na redução do custo do licenciamento de empresas que promovem programas voluntários no setor.

O SLAM prevê novos procedimentos de renovação e tipos de licenças, como a Licença de Instalação e Operação (LIO), a Licença de Recuperação Ambiental, quando existem passivos, e a Licença de Regularização, para atividades instaladas há muitos anos sem licença, mas sem problemas ambientais.

De Martini

9 de nov. de 2009

Eventos abordam a Redução de Resíduos

Pessoal,

Na semana passada, por coincidência, fui convidado para falar em dois eventos diferentes (no Congresso de SMS 2009 da Petrobras (RJ) e no XI Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade (SP)) sobre o mesmo assunto, dos meus favoritos: a redução de resíduos industriais.

Fico satisfeito em saber que os profissionais da área ambiental estão também interessados em conhecer e debater o que deve ser prioritário na hierarquia de gerenciamento de resíduos e não apenas na óbvia obrigação legal do tratamento e disposição.

Na atual banalização e uso indevido de palavras como "sustentabilidade" e "desenvolvimento sustentável" é importante as ações que demostrem, de fato, a produção e o consumo sustentável. E uma forma possível é a prática de redução de resíduos, através da eliminação, redução na fonte e reciclagem.


De Martini

3 de nov. de 2009

Conservação de energia com garrafa PET


Pessoal,

Este vídeo já é conhecido por muitos, mas para quem ainda não viu, vale a pena conferir esta idéia boa, bonita e barata que conjuga dois temas ambientais: o aproveitamento de resíduos para conservar energia.

De Martini