1 de ago. de 2009

Importação de vírus

Pessoal,

Gripe, AIDS, sarampo, varíola, cólera, febre amarela e malária são algumas das doenças que foram importadas de outros países trazidas por viajantes enfermos. A gripe suína (A H1N1) é a última. As primeiras foram a varíola e sarampo que se espalharam pelos índios.

Estas doenças surgiram a partir da domesticação dos animais, há 10.000 anos atrás, com o vírus saltando para o homem, originando outros vírus. Por exemplo, o vírus da varíola é semelhante ao vírus encontrado no camelo. O sarampo tem origem bovina. A gripe vem de aves e porcos.

A febre amarela, originária da África, chegou ao Brasil em 1849 por um navio vindo de Nova Orleans que fez escala em Salvador e no Rio de Janeiro, causando uma grande mortalidade da população. Alguns historiadores sustentam que esta epidemia forçou o fim do tráfico de escravos, em 1850.

Atualmente, com a globalização, há muito mais gente circulando, existindo mais vulnerabilidade ao surgimento de doenças, como a gripe suína. Mas, como a informação também está mais globalizada e rápida, o controle e a prevenção é muito maior, além do desenvolvimento de vacinas.

De Martini

Nenhum comentário: