17 de mar. de 2009

Empresa Certificada garante SGA eficaz ?

Pessoal,

O resultado da pesquisa realizada aqui no blog "Uma empresa certificada em ISO 14001 garante que ela possua um Sistema de Gestão Ambiental eficaz ?" foi que uma ampla maioria (74 %) acha que NÃO garante e 24 % acha que SIM. É importante ressaltar que possuir um Sistema de Gestão Ambiental certificado pela ISO 14001 não significa que a empresa é perfeita em meio ambiente. Significa que ele é gerenciado e a empresa tem os requisitos necessários para gerenciá-lo.


De Martini

3 comentários:

Voto distrital disse...

Não desanimemos (falo aos que sustentam e apoiam algum SGA). Provavelmente a turma que não acredita na certificação também não desenvolveu um SGA. Sugiro fazer esta pergunta junto com a seguinte: Voce já esteve envolvido no desenvolvimento de algum SGA?.

At.,
David Vianna
Eng Quimico

Luiz Carlos De Martini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

David,
Se este resultado reflete uma percepção pública negativa da certificação ambiental é preciso entender os motivos (como: casos reais de problemas em empresas certificadas, acidentes ambientais com atraso na resposta ou comunicação ao órgão ambiental, etc) para tentar reverter este quadro, pois "percepção é realidade" (Descartes).
De qualquer modo, é um assunto que deve ser aprofundado por um estudo mais metódico, como uma monografia ou tese.
De Martini