31 de jan. de 2011

Dragão marinho de verdade !


Não é o celacanto e não provoca maremoto. Mas precisa de São Jorge da Capadócia e de leis para protegê-lo do homem e evitar sua extinção. Esta criatura exótica (Phycodurus eques) apenas existe no sul da Austrália e assemelha-se a uma alga devido aos apêndices em forma de folha que possui ao longo do corpo. Estes animais estão sujeitos à poluição e à captura excessiva e, por isto, são protegidos por lei.
De Martini

21 de jan. de 2011

O vegetariano ético

O aniversariante do dia é o eng. Deiner Barbosa, giga-consultor da siderurgia e que, além de colecionar vários projetos na área, encontra tempo para militar pelo vegetarianismo ético. Com sua conduta convence muitas pessoas, inclusive eu, por enquanto parcialmente, pois já não como carne vermelha.

Seu texto que ponho aqui no blog foi publicado na Revista "Carta Capital" em uma matéria sobre cenários futuros.

Salve Deiner ! Ou melhor em latim, para quem gosta tanto de animais:
Ave Deiner !


De Martini

12 de jan. de 2011

Meus 100 posts favoritos ou não

Pessoal,

Não são os 1.000 gols do Pelé ou os 103 anos do Niemeyer. Nem as 100 milhões de cópias de Thriller do Michel Jackson. Mas este é o centésimo post daqui do Blog De Martini desde que resolvi compartilhar semanalmente as muitas informações interessantes de meio ambiente, saúde e segurança que recebo de várias fontes. E, pelo retorno e acessos, foi uma decisão correta e agora também disponível no facebook (Luiz Carlos De Martini).

Não são os 30 títulos cariocas do Fluminense, nem os 100 melhores filmes de todos os tempos. Mas é o grão de cada dia que enche o papo da galinha e são os 42.195 m da maratona.

De Martini

10 de jan. de 2011

Novo risco do trabalho por luz solar

Pessoal,

Novas condições climáticas vêm alterando os ambientes de trabalho e criando um novo risco para o trabalhador em função do aumento geral da exposição a radiação ultravioleta (UV) por luz solar. Como esta radiação é acumulativa e o trabalhador está exposto ao sol durante o horário de trabalho e também fora dele, deixa-o mais sensível à radiação UV no trabalho, sendo mais crítico em países tropicais como o Brasil. Assim, há necessidade de medidas de prevenção e proteção no local de trabalho, como o uso de filtro solar.


Está em tramitação no Senado, para posterior aprovação da Presidente da República, um projeto de lei que obriga o empregador a entregar filtro solar a trabalhadores expostos ao sol entre 7 h e às 18 h, independente do tempo da jornada.


De Martini

3 de jan. de 2011

2011 - Ano Internacional das Florestas

Quando uma árvore é cortada ela renasce em outro lugar.
Quando eu morrer quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz.

Antônio Carlos Jobim, compositor brasileiro

Pessoal,

Para conscientizar a sociedade para uma vida sustentável no planeta, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2011 como o
Ano Internacional das Florestas.

No nosso caso específico, Tom Jobim sempre lembrava que "o Brasil é o único país do mundo com nome de árvore. A gente tem que se orgulhar disso.”

Espero que o maestro Jobim, onde estiver cercado de árvores, tenha motivos em breve para ter orgulho de nós.

De Martini