27 de out. de 2012

Livro “Gestão Ambiental de Unidades Produtivas”


Tive a grata oportunidade de participar, com uma turma só de feras de diversas universidades brasileiras, do projeto de um livro voltado para facilitar o estudo da Gestão Ambiental para os estu­dantes de Engenharia de Produção e áreas afins. É o livro “Gestão Ambiental de Unidades Produtivas”, organizado pelo Paulo José Adissi, Francisco Alves Pinheiro e Rosangela da Silva Cardoso.

Com a chancela da ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção, o livro reúne temas fundamentais de gestão ambiental, ferramentas de planejamento e gestão, e discussão sobre motivadores de mercado e estratégias organizacionais para o desenvolvimento sustentável.

Juntamente com o Ubirajara Mattos e o Elmo Rodrigues, participei do capítulo sobre a gestão de efluentes líquidos, em que se apresentam os aspectos históricos e conceituais relativos aos recursos hídricos e aos impactos ambientais dos efluentes não tratados e os processos de tratamento de efluente. Também traz a evolução da legislação brasileira relacionada ao assunto, além das etapas básicas de gestão de efluentes visando o uso eficiente da água, a melhoria da qualidade de efluentes gerados e a reutilização do efluente tratado. Concluindo, é sugerida uma abordagem sistemática para a gestão eficiente de efluentes, com base na metodologia bastante próxima aos engenheiros de produção: o ciclo PDCA (Planejar-Executar-Verificar-Agir).

8 de out. de 2012

Poesia pós Rio+20: Drummondiana

no meio do ambiente
havia um homem
havia um homem
no meio do ambiente
que dele nasceu
e nele cresceu
no meio ambiente
havia um homem
que dele um dia
proclamou-se independente
nunca me esquecerei
que a partir desse dia
o meio ambiente
passou a ser um meio
que de inteiro virou meio

Arthur Soffiati