16 de out. de 2010

Cenas de consumismo perdulário - 3

Pessoal,

Vale a pena ver esta versão d"Os Simpsons", são menos de 2 minutos, feita pelo artista Banksy e que mostra o lado obscuro do consumismo em massa de produtos baratinhos feitos em um país de economia periférica ou não: condições inseguras e desumanas de trabalho, exploração de animais e degradação ambiental.

De Martini


13 de out. de 2010

Caçamba Legal

A Comlurb (RJ) lançou o programa Caçamba Legal com as novas normas desses equipamentos utilizados para colocar entulhos de obras. As caçambas serão padronizadas, devendo estar pintadas e apresentar de forma legível o nome e telefone da empresa.
O projeto busca integrar as empresas coletoras de entulho, a sociedade e a Comlurb, para que as caçambas não atrapalhem a ordem urbana e sejam evitados os vazamentos de entulho em locais impróprios. A população será estimulada a contratar apenas aquelas que cumprirem as determinações e que por isso são identificadas como Caçamba Legal.

Fonte: site comlurb

6 de out. de 2010

Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão

Pessoal,

Este informativo da De Martini Ambiental resume informações dispersas sobre quais os Organismos Certificadores estão atualmente acreditados no Brasil. Reproduzo aqui no blog.
De Martini


Os organismos de certificação são credenciados/acreditados pelo INMETRO, sendo este um reconhecimento formal da competência do organismo para fornecer o serviço de certificação para normas especificas. Na tabela a seguir estão os organismos de certificação atualmente acreditados pelo INMETRO para Sistemas de Gestão da Qualidade (com base na NBR ISO 9001), Ambiental (com base na NBR ISO 14001), Manejo Florestal (com base na NBR 14789), Responsabilidade Social (com base na NBR 16001) e Analise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC (com base na NBR 14900).


Desde que seja citada a fonte, permitimos a reprodução, em qualquer meio, de trechos ou da íntegra deste informativo, sem necessidade de autorização prévia.

Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão

Credenciados/acreditados pelo INMETRO

Fonte: INMETRO outubro/2010

Organismos de Certificação

SGQ

NBR ISO 9001

SGA

NBR ISO

14001

Manejo

Florestal

NBR 14789

Resp.

Social

NBR

16001

APPCC

NBR

14900

ABS

ü

ü

Acta

ü

ABNT

ü

ü

Assoc. NCC

ü

BRTUV

ü

ü

ü

ü

BSI

ü

ü

BVQI

ü

ü

ü

ü

ü

CCB

ü

Conceitos

ü

Contacts

ü

DNV

ü

ü

DQS

ü

ü

EVS

ü

FDTE

ü

Fondo Normaliz.

ü

Fund. Vanzolini

ü

ü

ü

Germ. Lloyd

ü

ü

ICQ

ü

ü

IFBQ

ü

ü

ü

IFI

ü

ITAQ

ü

IBAMETRO

ü

IQA

ü

ü

UNIT

ü

Lloyd’s

ü

ü

Perry Johnson

ü

ü

Rina

ü

ü

SAS

ü

SGS

ü

ü

ü

Tecpar

ü

ü

ü

TOTUM

ü

TUV

ü

ü

ü

3 de out. de 2010

Índice Down Jones de Sustentabilidade

Pessoal,

O índice Dow Jones de Sustentabilidade é uma referência mundial para investidores e administradores de recursos estrangeiros, que se baseiam neste indicador que considera a performance financeira da empresa e sua responsabilidade ambiental e social, para tomar decisões de investimentos. A sua versão 2010 manteve as sete empresas brasileiras integrantes do índice do ano passado: Bradesco, Cemig, Itaú Unibanco, Itaúsa, Petrobrás, Redecard e Fibri (resultado da união da Aracruz Celulose com a Votorantim Celulose e Papel). No total são 310 empresas participantes do índice.

De Martini