25 de ago. de 2010

Curso PIRATA Auditor CONAMA 306

Pessoal,

Já abordei este assunto aqui, mas sempre é bom esclarecer sobre cursos PIRATAS de formação auditor líder CONAMA 306. A auditoria ambiental CONAMA 306 é uma auditoria ambiental específica para plataformas de petróleo, refinarias e instalações portuárias.

Estes cursos não tem validade e o aluno ao participar de um curso pirata não consegue se credenciar como auditor no RAC. Alguns ex-alunos destes cursos processaram e ganharam na Justiça com base na lei de defesa do consumidor.

O Curso de Formação de Auditor Líder em CONAMA 306 para ter validade deve ser reconhecido pelo RAC (Registro de Auditores Certificados). Cursos que não são reconhecidos pelo RAC para formação em auditor líder em CONAMA 306 não servem para a certificação do auditor que é obrigatória para se realizar a auditoria CONAMA 306.

Isto tudo está definido nas Portarias do Ministério do Meio Ambiente nº 319/03 e 353/05 que estabelecem os requisitos mínimos para a qualificação do auditor para realizar a auditoria CONAMA 306.

O curso de Formação de Auditor Líder em CONAMA 306 da De Martini Ambiental é reconhecido pelo RAC e a sua 6ª turma acontecerá de 29/09 a 01/10/2010. Mais informações e inscrições: www.demartiniambiental.com.br

De Martini

23 de ago. de 2010

Menos Vidro. Menos Emissões de CO2

Pessoal,

A nova geração de garrafa de vidro one way já chegou, pelo menos em Londres. Elas estão mais leves em comparação com outras produzidas com a mesma matéria-prima e com o mesmo formato. O processo ao reduzir o peso, usa menos vidro e emite menos CO2.

De Martini

15 de ago. de 2010

Lixo Extraordinário - o filme


trailer de "Lixo Extraordinário"
Pessoal,

Vocês ainda vão ouvir falar muito, e certamente assistir, o filme "Lixo Extraordinário", premiado este ano pelo público no Festival de Sundance (EUA) e no Festival de Berlim.

O filme relata a trajetória do lixo destinado em Jardim Gramacho (Duque de Caxias - RJ), o maior aterro da América Latina em volume de lixo, até ser transformado em arte pelas mãos do artista plástico Vik Muniz. Ele fotografou os catadores em Gramacho para, depois, reproduzir as imagens em estúdio, usando o material recolhido no lixo. Os trabalhos foram leiloados, e o dinheiro, mais de US$ 250 mil, doados aos catadores.

Numa cena do filme, Tião Santos, presidente da Associação de Catadores do Aterro de Jardim Gramacho, demonstra em entrevista no "Programa do Jô" o que o trabalho de Vik provocou. "Posso fazer uma correção, Jô ?" A gente não é catador de lixo, é catador de material reciclável. Lixo é aquilo que não tem reaproveitamento. Material reciclável, sim".

De Martini

3 de ago. de 2010

Curso de Formação de Auditor Líder CONAMA 306 é reconhecido pelo RAC

Pessoal,

Com orgulho, informo que a De Martini Ambiental teve a renovação do reconhecimento do seu "Curso de Formação de Auditor Líder em CONAMA 306" concedida pelo Registro de Auditores Certificados (RAC).

Assim, a De Martini Ambiental, manteve a sua tradição de sempre atuar de forma pioneira ao ser o primeiro Organismo de Treinamento Certificado a obter o reconhecimento deste curso que é um requisito obrigatório para a certificação de auditor ambiental.

A
Resolução CONAMA 306/02, a Portaria MMA n° 319/03 e a Portaria MMA n° 353/05 exigem que o auditor possua registro específico no RAC (Registro de Auditores Certificados) para este tipo de auditoria, não servindo outros registros no RAC, como auditor de SGA, por exemplo.


De Martini